Tatiane Duarte | Palestrante de Prosperidade

Mensagens exclusivas da Voz do Universo

Aqui você encontra mensagens da Voz do Universo: palavras que atravessam o invisível e tocam o que ainda está adormecido em você.
Elas chegam como sussurros — às vezes suaves, às vezes firmes — sempre com sabedoria.

TRANSCENDER A REGRESSÃO À MÉDIA

TRANSCENDER A REGRESSÃO À MÉDIA

Por: Hélio Couto

Regressão à média é um fenômeno muito conhecido. A zona de conforto e autossabotagem fazem parte dele. Toda pessoa tem uma média de produtividade em tudo o que faz. Essa média é o padrão da pessoa. De vez em quando há um salto qualitativo, tanto positivo ou negativo. Uma atuação surpreendente tanto positiva como negativa. A pessoa melhora muito ou piora muito. Mas, logo volta ao normal. Volta à média. Conhecendo essa média sabemos o futuro desta pessoa.

Raros são os casos em que essa média é transcendida. Para isso é preciso um esforço hercúleo para vencer a zona de conforto. Só existe progresso quando se transcende isso. Quando estabelecemos uma nova média acima da de sempre. Firmada esta nova média o progresso será constante. A questão aqui é que para fazer isso a pessoa precisa tomar decisões muito desconfortáveis, pois sairá da zona de conforto continuamente, já que estará numa nova média. Porém, não há jeitinho que se possa dar neste fenômeno. Analisem o comportamento dos filhos por exemplo. Os picos de comportamento para melhor ou pior não são o real. O que importa saber é como são na média do dia a dia. Então se pode estabelecer uma estratégia para tira-los desta média e faze-los crescer. Isso vale para uma empresa, um país, etc.

É preciso vencer essa inércia em direção à média caso desejemos progredir. Quantos livros a pessoa lê por ano? Essa é a média. Imagine o esforço para aumentar esse número. As opções do que faz com o tempo que tem? As prioridades que terá de mudar? E isso de forma permanente!

Se queremos progredir consistentemente é preciso que saiamos da média!

Hélio Couto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *